quarta-feira, 22 de julho de 2009

A Gestão do Desempenho trata-se de um processo no âmbito da gestão de pessoas, que vem mudando muito dentro das organizações, deixando de ser um mero processo de avaliação de desempenho para um processo de gestão de aprendizagem, do autodesenvolvimento, da gestão da própria carreira, das aspirações profissionais.
Antes praticava-se a avaliação de desempenho focando-se essencialmente em números, metas e objetivos, identificando-se ao final de um período os resultados obtidos pela empresa, área ou unidade de trabalho.
Hoje, na era do planejamento e dos mapas estratégicos, as organizações, além de traçarem seus planos de negócio e o resultado esperado, também definem as expectativas de seus clientes, as competências da organização, seus traços culturais e valores e diferenciais de produtos e serviços que não podem ser traduzidos apenas em números e que demandam uma avaliação comportamental, por parte dos gestores, tornano o processo mais subjetivo e cheio de significados específicos para o sucesso do negócio.
Em outras palavras a gestão do desempenho tem sido uma importante ferramenta de competitividade e de identidade organizacional que permite que colaboradores, gestores e a área de RH construam ciclos de comprometimento, na medida em que articulam os interesses da empresa, da área e do indivíduo.

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Wilton Branco